Novidades

13.04.2020

Pessoas, empresas e universidades contra o COVID-19

Pessoas, empresas e universidades contra o COVID-19

Desde final de março, início da quarentena, algumas empresas da cidade de Erechim, em parceria com o IFRS Campus Erechim (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), URI (Universidade Regional Integrada) e pessoas físicas estão produzindo um protótipo de protetor facial e, parte desse equipamento, é impresso em impressora 3D.

A princípio, a meta desse projeto era a produção de pelo menos 400 protetores faciais para serem utilizados pelo sistema público de Erechim e região, mas os pedidos seguem e a produção vem aumentando diariamente.

Vinícius Backes, supervisor de TI do Grupo Cercena S/A e associado GTISUL, é um dos voluntários na produção e organização da parte de impressão em 3D dos protetores faciais. Ele afirma que, nesse momento de dificuldade para todos, quando se tem conhecimento ou algo que possa ser agregado à sociedade, tanto em questões políticas, econômicas e principalmente sociais, a ajuda é fundamental. Disse que já nos primeiros dias da quarentena, conseguiram, através da tecnologia, organizar o trabalho recrutando voluntários, equipamentos e insumos através de vídeo chamadas e contatos via internet.

O projeto ainda não terminou, pois, a partir desse grupo de trabalho surgiram outras ideias, tais como a criação de jalecos e máscaras de tecido, todos adequados para a área da saúde. Vinícius disse que também receberam solicitações de vários locais de centros de atendimento que não possuem sequer luvas para a proteção contra a pandemia.

Acredita que o grupo GTISUL, bem como os voluntários que integram esse projeto, têm o potencial de juntos seguirem evoluindo e amadurecendo, com a certeza de que o coletivo pode fazer mais, colocando em prática os conhecimentos e auxiliando àqueles que precisam. Diz-se extremamente grato por poder fazer parte desse projeto e agradece especialmente por todo apoio ao grupo GTISUL o qual é uma escola, exemplo de entidade, focado sempre em conectar pessoas, fortalecer relações e criar amizades.

O grupo de empresas locais e pessoas físicas que fizeram parte deste projeto foram:  Vinícius Backes Nascimento (Cercena); Gabriel Pansera (First Lean Automation); Felipe Michelin (N. Michelin); Gabriel Salini, Airton Bortoluzzi e José Antônio Sala (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS/Campus Erechim); Arthur Beskow, Oséias Esmelindro, Jessie Bruhn, Clemerson Pedroso, Miriam Rohenkhol (URI); Gustavo Ceni (Menno Equip. para Escritório). Os particulares que participaram da ação foram: Jonas Madalozzo, Márcio Soares, Hendrewf Bezutti e Evaldo Nunes.

Leia Também