Novidades

20.04.2018

V Seminário GTISUL: professora Marta Pimentel destaca que é preciso detectar a tecnologia exponencial cedo e abraçar a mudança

O mundo respira a um novo ritmo. Que mundo é esse? Qual o futuro que emerge? Com esses questionamentos, a professora da Fundação Dom Cabral, Dra. Marta Pimentel,  provocou a reflexão dos  executivos de TI, patrocinadores, presidentes, diretores e gestores das áreas de negócio, na abertura do V Seminário do Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil(GTISUL).

Com o objetivo de desacomodar os participantes, Marta, destacou que a importância do trabalho colaborativo e o comportamento dos líderes e das pessoas num mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. “O termo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) foi incorporado no vocabulário corporativo, mesmo tendo surgido na década de 90 no ambiente militar. O conceito se aplica com muita facilidade quando se busca explicar o momento atual de transformações intensas e absolutamente disruptivas, que trazem desafios pessoais enormes, justamente por romper completamente os padrões tidos como corretos até há pouco tempo. Nesse contexto, é esperado que os jovens estejam aflitos por estabelecer suas expectativas, com o objetivo de influenciar essas transformações de acordo com seus interesses. O mundo VUCA da geração millennial está cheio de desafios e só uma mudança incrível de atitude irá permitir ao jovem, participar plenamente das transformações que atendam suas expectativas”, destaca.

Conforme a professora se conseguirmos acelerar a velocidade das mudanças usando tecnologias exponenciais com inteligência artificial, neurociência, biotecnologia, novas matrizes energéticas, etc… em breve teremos abundância, de tudo, nos serviços de educação, no fornecimento de água e energia, na medicina e muitos outros setores. Essas mudanças irão trazer impactos profundos na economia, na riqueza dos países e na competitividade das empresas. É preciso detectar a tecnologia exponencial cedo e abraçar a mudança", relatou.

O segundo painel da tarde, foi apresentado pelo profissional da Oracle, Renato Eric. Ele abordou as ‘Tendências tecnológicas em um mundo em constante mudança’. Conforme Eric é fundamental que as empresas busquem a transformação que gere impacto em seu negócio.

Autoridades

Com a temática ‘Estratégias inovadoras: transformando tecnologia em resultado’ o seminário segue até domingo. Durante a solenidade de abertura do V Seminário GTISUL, ocorrida nesta sexta-feira (20), o presidente, Gabriel Prestes, frisou que o evento buscou firmar na prática os pilares estratégicos do GTISUL, fazendo com que fornecedores locais , nacionais e internacionais, pudessem estar mais próximos e também ampliar o relacionamento com instituições locais através do Espaço Agregador, além de reforçar a participação de Presidentes, diretores e gestores de outras áreas de negócios das empresas que os membros fazem parte.  “Tudo, para que possamos ampliar nossas fronteiras do conhecimento e refletir sobre as transformações do mundo na atualidade e os impactos e reações que estas causam na sociedade, no comportamento dos líderes e nas pessoas, e colocar em prática o tema proposto para este evento: “Estratégias inovadoras: transformando tecnologia em resultado”, apontou.

O  presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo(Acisa),  Evandro Silva, parabenizou a articulação do grupo e frisou a relevância de  integrar as inovações, propostas pelo GTISUL, com a gestão publica. “É fundamental  que  as associações comerciais, junto com os profissionais de TI, proponham soluções públicas para aumentar a produtividade do estado. Fizemos esse chamado :a Acisa está de portas abertas para apoiar essa iniciativa”, enfatizou.

O secretário de Desenvolvimento do Município de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes, representou o prefeito municipal, Luciano de Azevedo. Na ocasião, ele pontuou a capacidade intelectual de todos os participantes do grupo. “ Numa economia não basta apenas ter intelecto e respaldo financeiro, se não estivermos mais próximos e mais juntos, não teremos avanços efetivos”, frisou.

 

 

GTISUL
O grupo GTISUL que completa em 2018 seis anos de existência, está atualmente com 65 membros cadastrados, distribuídos em mais de 20 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representando as empresas que estavam estampadas na recepção deste evento e que juntas faturam cerca de 17 bilhões de reais e tem mais de 50 mil colaboradores em seus quadros. Os membros gerenciam mais de 500 profissionais de tecnologia diariamente nos mais diversos e desafiadores projetos de tecnologia e inovação. Por tudo isso, o GTISUL se tornou referência no estado do Rio Grande do Sul como um dos fóruns de discussão e gestão de tecnologia.

 

Leia Também